domingo, 28 de fevereiro de 2016

Tv Excelsior Grandes Momentos...

Redenção é uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968, sendo até hoje a telenovela que passou mais tempo no ar no Brasil. Foi escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury.
Esteve no ar por 24 meses e 16 dias, num total de 596 capítulos.

- Enredo
Fernando Silveira (Francisco Cuoco), um jovem médico, chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três moças: Lola (Márcia Real); a malvada Marisa (Lourdes Rocha), filha do prefeito Juvenal (Rodolfo Mayer); e a filha do sapateiro Carlo (Vicente Leporace), Ângela (Miriam Mehler), com quem se casa. Paira uma dúvida: será Fernando mesmo um médico? Depois, com a morte de Ângela, ele passa a conviver com as armações de Marisa.


- Elenco
- Francisco Cuoco – Dr. Fernando Silveira
- Miriam Mehler – Ângela
- Lourdes Rocha – Marisa
- Márcia Real – Lola
- Rodolfo Mayer – Juvenal
- Lélia Abramo – Carmela
- Vicente Leporace – Carlo
- Maria Aparecida Baxter – Dona Marocas
- Armando Bógus – Eduardo
- Edmundo Lopes – Padre João
- Mário Guimarães – Seu Onofre
- Procópio Ferreira
- Geórgia Gomide – Helena
- Newton Prado – Mário
- Fernando Baleroni – Mateus
- Wilma de Aguiar – Dona Zilda
- Lurdinha Félix – Marta
- Turíbio Ruiz
- Flora Geny – Silvia
- Rita Cléos – Diana
- Edson França
- Aldo César – Ananias
- Sílvio Francisco – Matraca
- Theo De Faria
- Maria Cecília – Hortência
- Zéluis Pinho – Manoel
- Verinha Darcy – Glória
- Jovelthy Archângelo – Sérgio
- Márcio Trunkl
- Vera Nunes
- Fernanda Montenegro – Lisa


- Curiosidades
- Redenção mantém ainda hoje, quarenta anos depois, o recorde de novela no ar por mais tempo na televisão brasileira. Foram vinte e quatro meses e dezessete dias, perfazendo 596 capítulos. Há produções que ultrapassaram esse número, como Chiquititas e Malhação, mas não no formato tradicional, ininterrupto, já que as temporadas trocavam os elencos e os enredos, não havendo uma continuidade da trama, caso de Redenção.
- Marcou definitivamente o ator Francisco Cuoco na pele do galã que arrebata o coração das mocinhas mas que pode ter um caráter dúbio, e a aura o acompanharia em trabalhos posteriores.
- Foi em Redenção que se deu o primeiro transplante de coração no Brasil! Dona Marocas morreria na passagem para a segunda fase da novela mas, temendo uma queda na audiência, já que a fofoqueira era uma das mais populares personagens, a direção da emissora resolveu que ela não poderia morrer. Assim, o Dr. Fernando transplanta um coração novo e ela sobrevive.
- Redenção teve a primeira cidade cenográfica da teledramaturgia brasileira. No município de São Bernardo do Campo, na área onde hoje fica a Cidade da Criança, a TV Excelsior reproduziu uma cidadezinha do interior.
- Theo De Faria participou do elenco de apoio em Redenção.
- Na novela “Redenção”, Mário Guimarães interpretou seu maior sucesso, o “Seu Onofre” da estação ferroviária. No final da novela, o ator recebeu o título de Chefe Honorário da Estrada de Ferro Sorocabana.
- “Redenção” hoje vai além da novela e da cidade cenográfica. Ela influenciou na criação de uma festa popular de nosso país: a “Festa das Marocas” (ou “Festa de Redenção”), no Estado de Pernambuco. Foi criada em junho de 1970, por três senhoras: Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta, moradoras da Rua João Pessoa em Belo Jardim (PE). Épocas de festas juninas resolveram improvisar um forró na rua e o batizaram de “Forró em Redenção” – inspiradas na novela ‘Redenção’, que retratava uma cidade do interior, com personagens ‘mexeriqueiras’, falando da vida alheia. Por esse motivo também é conhecida como “Festa das Marocas”. A rua se assemelhava ao cenário utilizado na novela, servindo de passarela para as “Marocas”, apelido carinhoso atribuído às fofoqueiras de plantão. Hoje a festa reúne um público de mais de 150.000 pessoas a cada ano. Atualmente a festa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.
- Na década de 60 as redes nacionais não eram via satélite e por conta disso, os programas eram gravados e distribuídos pelas emissoras de todo país por meio de fitas de vídeo-tape. Isso fazia com que nem sempre as emissoras exibissem as cópias da fita original no mesmo horário. Veja só como eram curiosos os horários em que o Brasil assistia à “Redenção” pela Rede Excelsior:


  • TV Excelsior – canal 9 – São Paulo, SP – segunda a sábado, 19h
  • TV Excelsior – canal 2 – Rio de Janeiro, RJ – segunda a sábado, 21h
  • TV Jornal do Commércio – canal 2 – segunda à sexta, às 18h25, sábados, 18h
  • TV Gaúcha (futura RBS) – canal 12 – Porto Alegre, RS – segunda a sábado, 18h40
  • TV Anhanguera – canal 2 – Goiânia, GO – segunda a sábado, 18h30.





Fotos de Vila Redenção atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário